Chá ou Infusão?
- casasementedosolmk
- 12 de nov.
- 4 min de leitura
A palavra “chá” se origina da Camellia sinensis - uma espécie de plantas- que ficou popularmente conhecida pela infusão de suas folhas. Hoje é comum nos referirmos a todo tipo de preparo como “chá” devido a essa referência, mas o correto é infusão de ervas.
A bebida quente a base de ervas pode ser preparada em forma de:
Tisana: Coloca água para ferver, quando estiver fervendo acrescente-se as ervas. Tapa-se de novo e deixe ferver mais uns minutos e tire do fogo. Deixa-se repousar mais alguns minutos, bem tampado, coa-se e está pronto.
Infusão: Despeje água fervendo sob as ervas em uma vasilha e deixe repousar, bem tapado, durante uns 10 min. Nesse preparo é melhor o uso de ervas e flores. Pode usar talos e raízes desde que sejam picados bem fino e que fiquem em repouso de 30 a 40 min.
Em decocção: Coloca-se as plantas em uma vasilha com água e deixe cozer de 5 a 30 min. Se forem folhas e flores basta cozer de 5 a 10 min, se forem cascas e raízes picadas em pedaços pequenos ferva de 15 a 30 min. Depois tire a vasilha do fogo e conserve tampada durante alguns minutos mais; depois coe. Esse preparo é indicado para raízes, cascas e talos.
Em maceração: Coloque as ervas de molho em água fria, durante 10 a 24 horas. Flores, folhas e sementes ficam de 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes picadas de 16 a 18 horas, se forem mais duros de 22 a 24 horas. Coe. Esse método é vantajoso pois os sais minerais e as vitaminas das ervas são aproveitados.
Observações importantes: As raízes, talos e cascas demoram mais tempo para cozinhar do que as flores, folhas e partes tenras, por isso devem ser preparadas separadamente.
Para preparar os chás nunca devem empregar-se utensílios de metal, senão de barro, louça ou esmaltados.
Se desejar adoçar o chá recomenda-se o mel, evitar o açúcar pois é inflamatório.
O chá deve ser preparado diariamente pois de um dia para outro ele fermenta.
Não se deve tomar nenhum líquido, inclusive os chás, durante as refeições, senão uma hora antes e duas depois, os líquidos tomados na refeição atrapalham a digestão.
Dosagem: Normalmente, a dose diária para os chás é: 20 gramas de ervas para um litro de água, ou seja, uma colher de sopa de erva para cada xícara de chá.
Os chás da Casa Semente do Sol são sinergias autorais amplamente testadas, com o conhecimento de cada erva medicinal e seu melhor uso. O termo SINERGIA – do grego – significa “trabalhar junto” em cooperação, por isso cada combinação de ervas tem um fundamento e uma aplicação; por exemplo, temos a sinergia feminina que combina alfazema, alcaçuz e vitex, também sinergias de cura, relaxamento e disposição.
Sinergia feminina
Essa sinergia combina plantas que auxiliam a saúde feminina e combina elementos que atuam diretamente no trato feminino.
Vitex: Conhecida como ‘Árvore da Castidade’ ou ‘Pimenta de Monge’, o Vitex tem uma longa história como planta medicinal na medicina popular, amplamente utilizada na Europa em condições ginecológicas como a síndrome pré-menstrual (PMS)
Alfazema: Combate as cólicas menstruais, possui propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias.
Alcaçuz: Possui flavonoides que se destacam pelas ações anti-oxidantes e anti-inflamatória; regula o açúcar no sangue, estimula o sistema imunológico.
Modo de preparo: Infusão
Sinergia "cura-dor"
Essa combinação de plantas fortalece o sistema imunológico a reagir mediante as enfermidades. A composição dessas ervas se torna um grande aliado contra as dores e os sintomas inflamatórios do corpo. Nossa sinergia é composta por:
Cúrcuma: Também conhecida como açafrão-da-terra é um poderoso anti inflamatório, auxilia na circulação sanguínea, trata problemas digestivos, combate microrganismos, alivia as dores e protege o fígado.
Cravo: Combate infecções e promove relaxamento muscular
Canela: Previne o envelhecimento, termogênica e antimicrobiana: Auxilia na aceleração do metabolismo e combate bactérias nocivas.
Alcaçuz: Possui flavonoides que se destacam pelas ações anti-oxidantes e anti-inflamatória; regula o açúcar no sangue, estimula o sistema imunológico.
Erva-doce: Alivia dores de cabeça, melhora a digestão e combate prisão de ventre.
Aniz: Previne o aparecimento da gripe, antifúngico, calmante e digestivo.
Pimenta-do-reino: Graças a piperina é capaz de estimular a digestão, estimulando as enzimas digestivas e auxilia na absorção dos nutrientes.
Gengibre: Diminui as inflamações, combate a enxaqueca, fortalece os ossos e auxilia na imunidade.
Modo de preparo: decocção
Sinergia "energia"
A sinergia como o próprio nome já diz estimula o corpo, trazendo disposição e energia para o cotidiano. Para quem precisa de mais desenvoltura física no seu dia essa combinação é uma grande aliada.
Chá verde: Possui cafeína, teanina e catequina que ajudam a acelerar o metabolismo.
Moringa: Ajuda no desempenho físico e a reduzir a fadiga muscular.
Hibisco: Auxilia na eliminação de líquidos e toxinas do corpo, o que reduz a retenção de líquidos.
Menta: Melhora o sistema respiratório trazendo maior clareza no pensamento, proporciona foco e desenvoltura mental.
Modo de preparo: Infusão
Sinergia "relaxa"
Uma combinação de ervas para acalmar o corpo e a mente, ideal para o fim do dia ou antes de dormir. Essa sinergia é composta por:
Lavanda: Relaxa os músculos, auxilia no tratamento contra ansiedade e depressão e ajuda a estimular o sono.
Melissa: Calmante, melhora a qualidade do sono e reduz o stress.
Camomila: Melhora a digestão, acalma, controla a ansiedade e melhora o sono.
Modo de preparo: Infusão









Comentários